O NOSSO TERROIR

Com uma localização privilegiada na Região Demarcada do Dão, a Quinta da Ponte Pedrinha vive em harmonia com a paisagem circundante. Situa-se na sub-região da Serra da Estrela, a 400 metros de altitude, com as suas vinhas plantadas em solos graníticos.

O clima sofre simultaneamente a influência do Atlântico e do Interior sendo, por isso, os Invernos frios e chuvosos enquanto os Verões são quentes e secos. É a partir de 50 hectares de vinhas replantadas aos quais acrescem 7 hectares de vinhas velhas com cerca de 50 anos de idade que a Quinta da Ponte Pedrinha produz vinhos de qualidade superior refletindo o expoente máximo da região.

A região do Dão tem uma grande variedade de castas, sendo a Touriga Nacional a casta principal nos vinhos tintos e o Encruzado nos vinhos brancos.
Foi nesta região que a Touriga Nacional nasceu e é também nesta região onde esta casta nos mostra a sua plena expressão.
São exclusivamente as variedades autóctones da região do Dão que dão origem aos nossos vinhos que se destacam pela autenticidade, respeitando as características do terroir.

Nas variedades tintas para além da Touriga Nacional existe também Alfrocheiro, Jaen, Tinta Roriz e a Tinta Pinheira.
Nas variedades brancas a casta Encruzado e Malvasia Fina fazem parte das castas eleitas na Quinta da Ponte Pedrinha.
As castas escolhidas visam a criação de vinhos que se destacam por uma autenticidade que já vem de tempos mais antigos, procurando aliar a tradição com a inovação.

Respeitamos o ritmo das vinhas e dos vinhos em todas as suas fases para que todos os anos sempre nos surpreendam e nos proporcionem grandes momentos através dos seus aromas e sabores tão característicos.
Um terroir único que origina estes vinhos que se complementam com histórias, tradições, vidas, sonhos, vivências, cores e aromas.

A TRADIÇÃO DO DÃO DESDE O SÉCULO XVIII